Uma das minhas grande paixões é o futebol e meu sonho de criança era ser jogador (como a maioria dos meninos), mas meu sonho não era ser o atacante matador que fazia um monte gols e corria pra galera, meu sonho era ser goleiro e isso se deve muito ao Ronaldo que sempre foi minha referencia de ídolo e goleiro. Mas meu sonho nunca pode ser realizado profissionalmente, pois sempre fui baixinho e isso eliminava 90% das minhas chances de querer jogar. Tudo bem que nessa mesma época que comecei a me interessar por ser goleiro a seleção mexicana tinha o extravagante e bom goleiro Jorge Campos que além de ser sempre lembrado pelos uniformes de gosto peculiar e por se aventurar no ataque (inclusive jogou de atacante) ele tinha estatura bem abaixo dos padrões de goleiro. Acho que minha única chance seria tentar ser goleiro de futebol de botão (risos).

Outra paixão que tenho desde muito jovem é a fotografia e sempre que eu ia aos estádio ficava fotografando coisas curiosas, interessantes e detalhes que eu percebia lá nas arquibancadas. Então juntar as duas paixões futebol e fotografia foi quase que automático e como sempre estou indo a jogos, eventos que envolve futebol e quando estou viajando procuro sempre conhecer a cultura futebolística local procuro sempre registrar algo.

Com o passar do tempo fui juntando muitas fotos sobre futebol e o ambiente que o cerca, mas não só sobre futebol profissional, mas também tenho material sobre as famosas peladas de rua e praia, personagens curiosos de torcidas, fiz o projeto “Caras da Copa” só com os torcedores estrangeiros que vieram em 2014 para a cidade de São Paulo acompanhar os jogos da Copa do Mundo tanto no estádio quanto na Fan Fest da Fifa e acompanhei dois jogos do Torneio Olímpico de Futebol aqui em São Paulo que foi uma das cidades do Futebol nas Olimpíadas Rio 2016. Ao ver a quantidade de imagens e material que tenho, fui incentivado pela Michelle Iglesias a reunir esse material e fazer um projeto futebolístico.

 

Corinthians 3×0 Sport Recife (Estádio do Pacaembu, 30/09/2012) Filme: Fujifilm NEOPAN ACROSS SS ISO 100 – 135/36                 Câmera: PN 919

 

4taZaga” (quarta zaga) começou com uma hastag que criamos pra postar as fotos no Instagram com o objetivo de facilitar o acesso as fotos que postei e o nome é um trocadilho com alguns temas que envolve o futebol, como a posição defensiva do quarto zagueiro e das postagens no instagram serem feitas sempre nas quarta-feiras que é tradicionalmente a segunda data mais importante de futebol na semana.

Agora convido vocês a acompanhar as postagens do 4taZaga  no Tumblr.

Abraço,
Raphael Prado

Raphael Prado

Fotógrafo graduado pelo Senac, apaixonado por música, futebol e por novas formas de retratar o cotidiano.