caras da copa

Dos vários eventos esportivos que acontecem mundo afora, a Copa do Mundo tem um charme especial, pois ao contrário das Olimpíadas (tanto a de inverno quanto a de verão – essa a mais conhecida do público brasileiro) que ocorrem a apenas uma cidade sede, o mundial de futebol ocorre numa longa faixa territorial do país, aqui no Brasil ocorreu em 12 cidades sedes.

Essa multiplicidade de locais gera um efeito interessante que é a quantidade de turistas (locais ou não) que se deslocam pelo país correndo atrás das seleções, dos craques, dos jogos e também da festa, da farra, do carnaval fora de época.

Registrar esses turistas com suas fantasias, costumes, história, regionalidades, tradições, vestimentas foi o que motivou a realizar este projeto e como São Paulo foi uma das cidades sede escolhidas pela FIFA para ter jogos e também para a FIFA Fan Fest, esses locais foram usados para o registro das fotos.

O lugar escolhido para montar a estrutura da FIFA Fan Fest foi o Vale do Anhangabaú no centro da cidade, local tradicional para o povo paulistano pois nele houveram vários tipos de manifestações, comemorações e eventos que marcaram a história da cidade. Além de região central, antiga, com importantes edifícios ao seu redor Fotografei também nos arredores da Arena Corinthians, estádio que sediou a abertura da Copa e mais 5 jogos incluindo uma das semi-finais.

Fotografar os gringos foi das atividades mais interessantes, pois eles em sua maioria eram extremamente solícitos, atenciosos, simpáticos, adoravam fazer fotos, aparecer no telão, paravam para conversar. E se eles não te compreendiam por conta do idioma ou da quantidade de bebida ingerida por eles, tudo se resolvia com um sorriso, um abraço, um “oh! Brazilians are the best people!”,; ou simplesmente falavam “Pelé!”.

“Caras da Copa” registra todo esse ambiente de festa e confraternização entre as pessoas, como elas esperam por essa festa do futebol e como aproveitam a festa junto com a cultura do país que a tem como sede.

Esse projeto foi publicado em revista para o SENAC São Paulo.

Abaixo segue o link pra visualizar a revista virtual!

http://issuu.com/raphael_prado/docs/caras_da_copa

Agradecimentos especiais aos companheiros José Luis Chinelato e Talita Castro.

Raphael Prado

Fotógrafo graduado pelo Senac, apaixonado por música, futebol e por novas formas de retratar o cotidiano.

One thought on “Caras da Copa

  1. Ficou muito bom Rapha!, eu q agradeço por ter acompanhado de perto algumas dessas fotos, deu saudades agora da copa,fifa fan fest. Parabéns!

    Abração

Comments are closed.