Estação Pinacoteca

Posted on

Um sábado que eu estava de folgo (em 2012 eu trabalhava aos sábados), resolvi colocar a câmera a mochila e sai para caminhar pelo centro de SP e fotografar.

Comecei pelo bairro da Liberdade e vim “descendo” pela praça da Sé até chegar na estação da Luz. Aos sábados os museus aqui em SP tem uma promoção que você paga meia entrada ou até mesmo entrada conjugada, como por exemplo o ingresso da Pinacoteca também vale para a Estação Pinacoteca.

Quando cheguei na região da Luz já era por volta das 16hs então tinha que ser rápido para aproveitar os museus abertos.

Essa parte da região da Luz foi o final minha caminhada pelo centro, saí da Pinacoteca com a sensação que tinha feito uma das fotos mais legais do ano (2012) e já estava praticamente satisfeito com o que havia produzido, mas resolvi dar um pulo até a Estação Julio Prestes e finalizar a caminhada na Estação Pinacoteca.
No térreo está instalado o Memorial da Resistência de São Paulo que surgiu com a musealização da parte do edifício que sediou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops/SP), entre os anos 1940 e 1983. A instituição se dedica à preservar as memórias da resistência e repressão política do Brasil e naquele dia entrei pra ver a “Exposição Lugares da Memória: Resistência e repressão em SP”

est_pin_01

Durante todo aquele sábado eu havia fotografado muito e vários lugares bacanas aqui no centro, mas confesso que o clima pesado do tema, o conteúdo da exposição e tudo o que envolve a história daquele prédio não me permitiu manter a concentração e não fiz muitas fotos da Estação Pinacoteca. Ditadura militar é um tema que mexe muito comigo então achei melhor me dedicar apenas a visitação e deixar as fotos para um momento futuro.

Raphael Prado

Fotógrafo graduado pelo Senac, apaixonado por música, futebol e por novas formas de retratar o cotidiano.